02 dezembro 2006

Um filme para mudar a sua vida


Assisti o documentário The Corporation, baseado no livro de Joel Bakan The Corporation: The Pathological Pursuit of Profit and Power. Deixa Fahrenheit 9/11 e Supersize me no chinelo. Na verdade deve ser assistido como o principal dos três filmes, nessa tríade de recentes documentários sobre a natureza da civilização capitalista, pós queda do regime comunista e total domínio do American Way of Life.
Baixei da internet o arquivo divx, antes que você pense em me acusar de pirateiro, saiba que é a versão “shareware”do filme, eles colocaram disponível online pra quem quiser assistir. Gostei tanto que se estivesse empregado compraria, vi no site da 2001 vídeo por 40 reais (alias se alguém quiser me dar um presente de natal, olha só que boa idéia ;)
O filme narra o nascimento das corporações, desde o início da revolução industrial, passando pela transformação das corporações em “pessoas”, com os mesmos direitos e deveres de pessoas físicas, aproveitando-se de uma emenda da constituição norte-americana que originalmente criada para defender os direitos de ex-escravos negros, er African-americans, por ironia do destino passou a ser usada pelos advogados das corporações para desenvolver seus interesses.
O filme traça um perfil psicológico das corporações e acaba chegando a conclusão que elas são psicopatas, sim i kid you not, eles conseguem que o mais importante analista psicológico do FBI passe um diagnóstico de psicopatia. Alias o filme é muito bem editado, com inúmeras imagens de arquivo, inclusive impagáveis filmes “educacionais”, entrecortados com entrevistas de feras, mas eu digo feras mesmo, do naipe de Noam Chomsky, Peter Drucker, Milton Friedman, até mesmo Michael Moore. Falando nele, (que se sentiu muito a vontade durante a gravação, nota-se, parece até que ele achava que o filme era dele ;), uma das coisas boas do filme é que apesar de usar o humor, não é exagerado, como Moore costuma fazer em seus documentários, Esse é um daqueles filmes que você assiste e tem uma epifania, ou então você já esta anestesiado demais, vá assistir Tv Fama que você vai gostar mais, e por favor não leia mais esse blog? ;)

Nenhum comentário: