28 janeiro 2008

Especializar ou Generalizar?

Sempre leio as listas dos "blogs mais lidos" e coisas do tip ocom inveja (é claro).
Sei que algumas pessoas lêem esse blog, porque me conhecem pessoalmente, outros porque os amigos indicaram, mas a grande maioria lê quando vêem minha página pessoal no Orkut (hehe, eu não me engano).
Esse blog é meio suspeito mesmo, um dia fala de crash na bolsa, no outro coloca um vídeo de uma banda desconhecida do youtube, seis meses se passam sem fazer update, de repente me empolgo de novo e começo a postar. Tudo bem, vou contar um segredo, quando escrevo aqui, faço apenas para mim. Acredito que escrever é como fazer musculação, se você nâo treina, perde os músculos, fica flácido e nhonho. Portanto, além de escrever no blog, estou trabalhando em dois livros de ficção (um romance e um livro de contos), um de não ficção, além de algumas poesias esporádicas, até um script para um filme animado.
Bom já mudei de assunto, já me gabei, e não fiz a pergunta que eu queria.
Pois bem, aqui vai, esse blog deveria se especializar? ou permanecer generalizado? quer dizer, do jeito que ele anda, se houvessem votações para os blogs mais ecléticos, ele constaria sempre no topo das listas. Mas eu me pergunto, será que não deveria me especializar em algum assunto, e se porventura o fizesse, qual deveria ser esse assunto?
Gostaria de saber a opinião de vocês, que tipo de posts mais interessam, e se voces gostariam de um blog mais focado. Acho que é só, por enquanto. Hoje já malhei bastante no teclado, vou descansar um pouco. Abraços pandísticos!

3 comentários:

Anônimo disse...

Ah, na boa? Faça aquilo que você tiver vontade. Você não está sendo pago para isso mesmo...
É claro que a especialização tende a atrair mais visitantes. Mas, no meu caso, confesso que não conseguiria ficar falando somente de um tema específico. Cansa.
Quando a gente varia muito nos assuntos, tende a atrair um público + amplo, mas ao mesmo tempo, não tão fiel. Aconselharia você, então, a escolher um grupo de assuntos do seu interesse (uns 5, 6 temas, vai) e concentrar-se somente neles. Assim, terá variedade e um pouco de especialização... e talvez agrade a gregos e troianos. Ou não. :D

Anônimo disse...

Cris, concordo com o Budrush. Acho
que vc. deve escrever o que tiver vontade, mas escreva sempre.

Marcos Bonilha disse...

Como disse o velho Bud, especializar atrai mais gente, mas sempre o mesmo tipo de público e em cima do mesmo assunto, que uma hora cansa.
Escrever quando dá e o que der na telha é o que vale. Eu prefiro assim.
Já pensei muito em especializar o Lua, mas gosto de falar de tudo e não teria saco de criar vários blogs para falar de cada coisa que der na telha.
Agora, se você quiser se especializar, você pode falar de RPGs, séries, música, enfim, essas coisas que sei que você manja.
Abraços